Como emitir NF e pagar impostos na área da saúde

Como emitir NF e pagar impostos na área da saúde

Ser autônomo não é “desculpa” para ser informal. É preciso se regularizar para emitir NF e recolher os impostos de forma adequada.

A informalidade no mercado de trabalho é uma realidade, mas não deve ser considerada como uma alternativa para você deixar de pagar impostos.

Definitivamente, nos dias de hoje, não cabe mais a célebre pergunta: com ou sem recibo? 

Você precisa deixar a era do “contrato de gaveta” e acordos “no fio do bigode” para trás e encontrar um meio legal para tocar o seu trabalho.

 

Conheça dois grandes aliados da sua carreira profissional

As áreas fiscal e contábil evoluíram muito nos últimos anos e oferecem boas alternativas que asseguram o empreendedor. Elas trabalham em conjunto para facilitar o acesso a linhas de crédito, além de manter sua regularidade junto à Receita Federal.

O foco do trabalho do profissional da saúde deve ser atender o seu paciente e não ser um especialista em “maracutaias” fiscais.

Pode ter certeza que empenhar o seu tempo em trabalhar de forma legal vai ser muito mais prazeroso, além de proporcionar um crescimento de patrimônio e desenvolvimento pessoal mais sólido e seguro.

Se pagar imposto já é uma obrigação onerosa e que ninguém faz “sorrindo”, imagine ter que recolher impostos atrasados e arcar com multas.

Isso pode abalar seriamente o seu fluxo de caixa e lhe impedir de prestar serviços em locais que exigem regularidade fiscal e ser um grande limitante para a expansão dos negócios.

Portanto, trate as áreas fiscal e contábil como seus grandes aliados e veja seu negócio se desenvolver de forma mais tranquila e saudável.

 

Você precisa fugir disso…

Para evitar toda uma possível dor de cabeça com impostos, tributos e notas fiscais, vamos esclarecer alguns pontos importantes.

O consumidor de hoje está atento ao que o mercado oferece e não quer mais contratar um serviço sem receber em troca uma nota fiscal que garanta os seus direitos.

Além disso, as redes sociais podem ser um instrumento positivo, quando tudo sai conforme o combinado, e muito negativo quando uma das partes resolve espalhar um problema ou dificuldade.

Como profissional da saúde, seu papel é emitir NF referente ao seu serviço para garantir o direito dos seus pacientes.

 

Não é ser alarmista, mas sim estar atento!

Bons serviços a gente compartilha e indica para algumas pessoas… Mas no momento da ira uma pessoa pode destruir o trabalho de uma vida toda.

A nota fiscal é o documento ideal para proteger as partes envolvidas em qualquer transação. 

A partir da nota fiscal é possível checar:

  • O profissional que prestou o serviço;
  • A pessoa que recebeu o atendimento;
  • Quando o procedimento foi realizado;
  • Qual o tipo de atividade executada; e
  • Quanto foi cobrado por sua realização.

 

Portanto, todas essas informações ficam concentradas em um único documento com validade e credibilidade.

 

Em quais situações é preciso emitir NF? Quando ela é requisitada?

Em caso de dúvidas ou questionamentos por parte do governo ou mesmo por parte de planos de saúde, ela está lá para te proteger!

Muitas pessoas usam serviços particulares e apresentam a nota fiscal para pedido de reembolso. O mesmo vale para os recibos emitidos por um profissional.

A conciliação entre o que a pessoa declara em seu imposto de renda como “despesas médicas”, mencionando o seu CPF ou CNPJ já é suficiente para ligar você ao seu paciente.

O sistema financeiro e tributário é totalmente interconectado e quanto mais tentar atuar fora dele, mais riscos você corre.

Qualquer coisa feita sem emissão de um documento fiscal é do tipo “nada aconteceu”, aos olhos da lei.

Você não está seguro e o seu paciente também não.

 

Quem deve emitir NF?

A nota fiscal é obrigatória para qualquer trabalhador que preste um serviço de forma autônoma ou independente, ou seja, sem vínculo empregatício com uma instituição que possua um CNPJ.

Ao fazer a opção em ser o seu próprio chefe e desbravar o mundo como empreendedor, você tem vantagens, responsabilidades e deveres.

Como vantagens podemos destacar a flexibilidade de montar sua grade de trabalho de acordo com a sua conveniência. Escolher as atividades dentro da sua área que seja mais interessante e cobrar pelos seus serviços valores que considera justo. Tudo isso deve compor o valor do seu serviço e ser declarado através da emissão da NF.

Lógico que o valor de mercado também precisa ser levado em consideração. Lembre-se, os olhos do consumidor estão sempre atentos.

 

Conciliar vida profissional e pessoal… é possível!

A vida como empreendedor permite conciliar a vida profissional com a pessoal de maneira mais fácil, além de poder se dedicar aos estudos e atualizações, tarefa imprescindível para quem atua na área da saúde.

Ao concluir uma faculdade ou especialização técnica você tem a nítida sensação que aprendeu muito, mas saiba que a velocidade das mudanças é ainda maior. 

Para não correr o risco da obsolescência você vai precisar dedicar parte do seu tempo com leituras, congressos, feiras e mestrados.

Diante desse cenário, muitos profissionais preferem contar com especialistas que possam lhes auxiliar quando o assunto foge do seu core business.

Buscar ajuda para montar o planejamento financeiro e tributário para você e sua empresa pode ser uma grande vantagem competitiva.

 

Vantagens de regularizar seu negócio

Ao se regularizar como profissional autônomo você tem dois caminhos:

  • Atuar com o seu CPF
  • Abrir um CNPJ

 

Se você optar em continuar trabalhando como pessoa física, ficam aqui algumas dicas tributárias: 

O regime tributário a ser seguido é o chamado “Carnê Leão”.

Os tributos a serem recolhidos são calculados de acordo com a tabela do IRPF vigente.

Aqui cabe uma ressalva: esse é um regime bem mais caro quando comparado às opções para PJ (pessoa jurídica). Por outro lado, a apuração dos impostos no Carnê Leão considera os créditos (receitas) do prestador e seus respectivos débitos (despesas).

Se você é um profissional que tem muitas despesas operacionais, ou seja, aquelas relacionadas com a execução da sua atividade principal, esse regime tributário pode ser interessante, pois você poderá usar essas despesas para abater o imposto devido.

Agora, se sua intenção é ter mais liberdade financeira, o ideal é migrar para o CNPJ.

 

Vantagens de atuar como CNPJ

Atuando como uma pessoa jurídica você faz a opção pelo regime tributário mais adequado para sua atividade e expectativa de crescimento.

Esse passo é bem importante e impacta diretamente na sua capacidade de faturamento.

Recomendo a leitura do artigo em que falamos mais sobre as diferenças entre os regimes tributários.

Um profissional autônomo precisa se organizar e ter foco para poder construir sua carreira profissional sem comprometer seu planejamento financeiro.

Mais uma vez contar com a ajuda profissional nesse momento é importante para ter noção da quantidade de horas que vai precisar trabalhar para garantir o seu “salário”.

 

Lembre-se de contribuir com a previdência!

Outro ponto que devemos considerar é a contribuição com a previdência social.

Quando você trabalha como colaborador registrado esse desconto é feito direto na folha de pagamento, sem que você tenha que fazer algum cálculo ou pagamento específico. No caso do profissional autônomo a contribuição é feita separadamente.

Por mais que o valor da previdência esteja aquém da sua expectativa (ou desejo) financeiro, parar de contribuir pode gerar uma frustração no momento em que for pleitear a sua aposentadoria.

Mesmo que se organize com uma previdência privada, há certos benefícios como auxílio doença ou maternidade, que são direitos e que só tem acesso quem está em dia com as contribuições.

 

Vale a pena se regularizar e emitir NF corretamente

Como você pôde perceber, atuar de forma legal é o melhor caminho para o seu crescimento profissional e, também, pessoal. E nesse sentido, a ContaBio pode te ajudar!

Dessa forma, você tem muitas opções para adequar o seu negócio à sua realidade e desenvolver o seu trabalho com mais assertividade. E o melhor, sem medo de ser pego na malha fina no momento da declaração do imposto de renda.

Ser informal em um mercado competitivo não vale o risco e quando o assunto é a saúde de um consumidor, isso pode gerar consequências ainda mais sérias para você e para o seu negócio.

Contabilidade descomplicada para profissionais da saúde! Conheça nossos planos